11/09/2009

Art Afternoon

Para muitos de vós a Lituânia não passa de um país desconhecido. A verdade é que para mim também era, mas ainda em portugal comecei a pesquisar que nem um maluco, e a verdade é que rapidamente me apaixonei. Algumas das pessoas que conheço que cá estiveram falavam-me muito bem de Vilnius mas mesmo assim torciam sempre um bocado o nariz, coisa que me deixou sempre um pouco apreensivo. A verdade é que já cá estou quase há uma semana e a realidade é outra. É verdade que se vê alguma pobreza , e acredito que fora de Vilnius seja bem pior, mas também se vê muita qualidade de vida, por ex o carro da moda cá parece que é o Audi Q7 e logo atrás o X6, todos os dias vejo uns quantos. E hoje até já vi 2 Hummers.
Quanto a cidade em si... vê se que não é uma cidade descuidada, bastante limpa, muito verde, segura, as pessoas respeitam-se, o transito é pouco, pois toda a gente prefere utilizar uma rede de transportes que me parece ser boa, embora tanto os autocarros como os troleibus ( são iguais aos bus mas têm ligação eléctrica como os eléctricos em Lx ) sejam bastante velhos mas nada que impeça o seu bom funcionamento.
Para quem não sabe Vilnius é a 'Capital Europeia da Cultura 09' como tal cada semana é dedicada a um país, e esta é a semana Portuguesa, o que fez com que hoje tivesse a minha primeira emoção cá.
Fui ver uma exposição sobre Manoel de Oliveira, esse grande senhor, a 
exposição em si apenas consistia em alguns cartazes dos filmes, uma breve explicação de alguns dos seus filmes mais importantes e o visionamento de excertos de alguns filmes.
( mais 3Litas )
 As emoções começaram logo com o hino nacional, passando por uns excertos da guerra do ultramar e culminando Amália a cantar e "Camões" a declamar poemas... ( arrepiante!!! )






A isto seguiu-se um breve passeio pela cidade, e como hoje está nublado nada melhor do que aproveitar para tirar algumas fotos a esta minha nova cidade =)
vilnius cathedral

vilnius cathedral

vilnius cathedral




Exposição fotográfica de Vilnius, fotos fantásticas dos anos 30 até a actualidade ( preço: 3litas um pouco menos de 1€ )


Aula de pintura de uma escola de arte para crianças


é uma questão de poder pagar para ter uma matricula personalizada

6 comentários:

Unknown disse...

Parece-me bem. Para visitar um dia. abraço

Helena disse...

Ora aqui está um belo post. Primeiro espero que estejas mesmo a gostar, e pelo que parece é o que está a acontecer!

Os teus post são muito interessantes e engraçados e sempre dá a conhecer a cidade de Vilnius a quem não conhece (que é o meu caso). Isto misturado com a aventura cultural e educacional que estás a viver!

Que tudo continue a correr bem!!

Um beijinho.

pita da vespa disse...

Então e que tal está a ser o primeiro fim-de-semana sem a rapaziada do costume? ;)

PanPita disse...

nice, hoje ainda não sei se vai haver festa ou não. mas logo se vê. No próximo fim de semana talvez vá até Riga =)

jojordi disse...

Impec ;)

Beijinhos Joana Jordão

rogerAjacto disse...

Puto Pita a desbundar Vilnius! Continua a curtir. E a escrever...
Grande Abraço.